quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Carta a uma jovem irmã

Obeusa,

Antes de começar gostaria de fazer só um adendo sobre sua data de nascimento: eu acho que ocorreu uma falha. Era pra ter sido dia 31, dia das bruxas.  

Desde quando você foi deixada em nossa porta dentro de uma caixa de sapato eu aceitei muito bem o fato de ganhar uma irmã, mesmo no dia que dei marcha ré em você no berço enquanto vc batia a cabeça na quina de madeira. Era minha maneira de amar. Só preciso confessar publicamente que sou profundamente magoada pelo fato da minha mãe não ter aceitado minha sugestão para o seu nome, desculpe-me, mas para o seu azar você terá que carregar para sempre o peso de não ter um nome tão legal quanto Beattlejuice... e ainda ter um "ybisilon" no nome.



Lembro de ficar irritada e falar "Mãe, olha a Lygia, ela é uma imitona" até que entendi a responsabilidade de ser uma irmã mais velha. Eu perdi as contas que quantas vezes brigamos, de quantas vezes saímos na pancadaria feito dois moleques. Tudo era motivo pra briga: quem viajaria no meio e quem viajaria na janela, quem deitaria no cantinho do sofá, quem escolheria o canal de TV, quem tomaria banho primeiro. Lembro também de pintar e bordar com você, de te vestir de motoqueira, te fazer virar skatista, patinadora, jogadora de tênis,  das viagens eternas para a casa de Vovó cantando "um elefante incomoda muita gente" ou brincando de "pedra, papel, tesoura" e quem ganhava tinha o direito de dar um tapa na derrotada. E minha parte preferida, quando você acreditava em mim quando eu falava "cara eu ganho e coroa você perde".


Que você tenha muito juízo, mas use mais o bom senso, talvez ele faça mais sentido. Que você tenha muita coragem,  o mundo  costuma ser generoso com pessoas assim. Que você renove sempre os seus desejos, até mesmo o desejo de manter o desejo insatisfeito, isso será o seu combustível para tudo. E tem mais, ir na contramão do desejo é atropelamento na certa. Que faça tudo com paixão e vontade, pq podem te ensinar, podem colocar ordem, mas o tesão você precisa levar de casa. Acredite nas suas escolhas, mas se descobrir que escolheu errado, não tenha medo de voltar atrás. As vezes não existem muitas opções entre fazer ou não, mas fazer de bom ou mal humor será sempre sua escolha. Sorria mais, os  sorrisos são cativantesTente ser gentil sempre que possível e nunca desrespeite ninguém. Lembre-se que a culpa e sempre do sujeito. E principalmente que você pode contar comigo, pois quero o seu bem mais que o de qualquer pessoa. (Mas se isso significar ter que te dar uns cascudos as vezes, eu darei. Você é grande mas não é duas)


No dia 31 de outubro de 1995 adotamos uma macaquinha no zoológico, ganhei uma irmã que com um pouco de amor e paciência foi  virando uma pessoinha. Mas ultimamente descobri que ganhei mesmo uma parceira de guerra. Afinal, sozinhas já somos um perigo, juntas é quase um atentado terrorista. Conta comigo Bro. Te amo.

Bem vinda a Maioridade e bom apetite.
TO INFINITY AND BEYOND!



Um comentário: