sexta-feira, 5 de abril de 2013

Existe amor em SP, eu vi.


Eu sempre falo sobre a Holanda, sobre ser au pair, mas hoje resolvi mudar. Vou falar de São Paulo.

Eu sei que o Criolo cantou que não existe amor em SP e que várias pessoas começaram a divulgar a música em suas redes sociais, e principalmente a frase “Não existe amor em SP”. Taí uma frase que eu acho uma bobeira. Existe amor em SP sim gente, eu vi.

Eu sei que a vida aqui é corrida e às vezes não conhecemos nossos vizinhos, mas muitas vezes não é por mal, é só pela falta de tempo... Afinal, normalmente as pessoas não estão disponíveis para socializar entre meia noite e seis da manhã.

Dizem que paulistanos só querem fazer dinheiro. Não deixa de ser verdade, afinal queremos (bom, vocês sabem, sou mineira, mas é que me senti muito bem acolhida e algumas vezes deixo ‘’escapulir’’ e falo na 1ª pessoa do plural), nós só trabalhamos muito porque gostamos de gastar dinheiro com coisas que realmente queremos e até onde eu saiba, dinheiro se faz trabalhando. Talvez o maior problema seja a confusão que algumas pessoas fazem com as palavras ganância e ambição para definir o paulistano, precisamos ter ambições sim mas, por favor, não confundam com ganância. O meu pai sempre me disse “O meu pedigree começou comigo, o seu começa com você”, e é isso que eu vim fazer em SP.

São Paulo me encantou de tal forma que não sei explicar, uma vez um amigo disse que morar em SP é como ser mulher de malandro, você apanha no trânsito, trabalha feito louco, sofre em dia de chuva e no começo da noite fica feliz com qualquer mimo bobo, como um bom restaurante e uma cerveja gelada. Verdade.

Pra resumir a vida em São Paulo em uma palavra acho que usaria INTENSIDADE, sim é uma cidade intensa e para se encaixar bem você precisa ser intenso, seja para trabalhar, se exercitar, apreciar todos os tipos de culinária, beber, e amar. Normalmente as pessoas tem relação de amor e ódio com SP, são 8 ou 80, acho que é uma cidade sem lugar para pessoas mornas.

Mas eu disse que existe amor em SP porque eu vi, foram fatos quase seguidos e me marcaram.

Fato1: Uma amiga que não conhecia SP veio para a minha casa e eu não podia buscá-la na rodoviária e dei as indicações. Ela conheceu uma pessoa X no metro que explicou tudo, inclusive sobre o bilhete único e deu um cartão do bilhete pra ela. Mas não acabou, minha amiga ficou na dúvida e não conseguiu explicar em qual saída deveria me encontrar, a pessoa X então desceu do trem com ela e a guiou até a saída marcada. Deu tchau, desejou boa estadia e desceu para pegar o próximo trem.

Fato2: Um dia depois do fato 1 estava eu a caminho do trabalho quando do nada caiu uma chuva matinal, como uma paulistana poser eu não tinha guarda chuva na bolsa e estava toda arrumada e de salto para trabalhar. Desci do ônibus e coloquei a bolsa na cabeça. Chegou uma menina e disse que poderia dividir o guarda chuva dela comigo, seguimos conversando e ela disse que viraria e eu disse que teria que seguir reto, então ela disse que seguiria reto também, já que não faria diferença se ela virasse na próxima esquina.


Sim gente, existe amor SP, eu vi. Eu vejo gente dando bom dia pra todo mundo, vejo gente com flores na mão logo pela manhã, vejo bares lotados de segunda a segunda, vejo apaixonados por futebol, por comida, por esportes, por contos de fadas (inclusive esse foi o tema do seu doutorado), por trabalho voluntário e por coisas que você nunca imaginaria, vejo pessoas que se encontram nem que seja em um tempo curto para almoçar com alguém especial durante a semana, vejo casais apaixonados, não interessa se apaixonados naquele momento ou por 70 anos.


Mas existe amor em SP sim, eu vi. Eu vivi.






Nenhum comentário:

Postar um comentário