quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A primeira vez a gente nunca esquece


Minha primeira viagem pela Europa sem guia/agência/dinheiro com as amigas (viajei com a Nádia e a Vanessa, 2 au pair’s mexicanas).  Como a maioria já sabe fui pra Escócia. Pegamos o avião em Amsterdam e em 1 hora chegamos ao aeroporto de Edimburgo. Sabe quando em SP mesmo te mandam fazer uma entrevista de estágio lá na casa do Sr. Quer Alho e vc não sabe como chegar, que ônibus pegar? Poizé, agora imagine isso em outro país em que as pessoas falam grego inglês britânico – Mas somos espertas e chegamos sã e salvas no centro da cidade.

Como turistas fomos ao ponto de informação, pegamos mapa e todo tipo de panfleto e fomos para um PUB desses bem tradicionais mesmo, eram 14:30 e todos já estavam bebendo, pedimos um chopp pq estávamos num PUB, e um whisky pq estávamos na escócia (e um só pq somos pobres) e começamos a planejar a viagem a moda antiga, rabiscando num mapa de papel.

Tudo decidido e partimos pro hostel, esquema de mochilão, quarto com 4 beliches, com gente de todos os lugares, e como o quarto é pequeno obriga as pessoas a ficarem na recepção conversando e fazendo amigos. Logo vimos que tinha uma cozinha bacana e então fomos ao supermercado comprar comida para os 4 dias ( já que éramos 3 au poor pair’s), vivemos todos os dias a base de pão com queijo e doritos e para beber, água e chá pq era de graça (eu na maioria das vezes bebi água, pq o chá era horroroso  (e as pessoas ainda se espantavam por eu não gostar). Ah, um dia nos demos ao luxo de jantar fora, então comemos no Mc donald’s. (A escócia é um país caro, então toda forma de economia é bem vinda)

Andamos muito, tiramos fotos, fizemos um tour pela cidade, visitamos o museu nacional, o castelo de Edimburgo.  A cidade é maravilhosa, grandiosa (diferente da Holanda, que é linda, mas toda apertadinha), e muito fria com muita chuva e muito vento (se for verdade que eles não usam cueca por baixo do kilt, coitados).

Noite de réveillon

Como de costume –e acho que é mundial– fizemos um esquenta no Hostel com australianos, mexicanas, brasileira, alemãs, franceses, americana. Isso foi bem parecido com o nosso esquenta tradicional - aprendi a versão gringa de “sueca” e “eu nunca” - E todo mundo ficou a ponto de bala pra ir pra festa na rua. O réveillon, conhecido como Hogmanay, é muito famoso, eles fecham a rua para vários shows, com muita música para todos os gostos, e tem um show de fogos em um castelo no centro - e tem gente de todo lugar. Conhecemos um grupo de franceses e eu me apaixonei por um que ficou com a gente a noite toda e depois fomos para um PUB terminar a noite, mas a noite não terminou por aí pq nos perdemos no caminho pro hostel, paramos numa loja de conveniência pra comer uma coisa parecida com tacos, e aí  sim achamos o caminho. Ah, e todo mundo na rua parava para abraçar os desconhecidos e desejar feliz ano novo.

E no dia seguinte ainda fizemos um tour pelas Highlands (bem estilo porto seguro, que vc bebe a noite toda e no dia seguinte faz um passeio turístico de ressaca), conhecemos o lago ness famoso pelo seu monstro, as montanhas escocesas, uma paisagem maravilhosa.

Não poderia ter começado meu ano novo/novo ano de forma melhor, e nem com companheiras de viagem melhor. Vem ni mim 2012.

P.S= Sei que esse post ficou longo, mas é a emoção da primeira vez.



Hostel
Isso mesmo, mapa de papel






Escócia, bebê.
Castelo de Ebimburgo

Champa na caneca
Sueca versão gringa

Melhores Companheiras

Ah os franceses...


Lindo de viver




Escócia, sua Linda.












4 comentários: